Geléia de Pimenta
Esta geléia de pimenta combina bem com assados, principalmente com carne de porco. Também acompanha comida alemã como Marreco Recheado, Eisbein, Bockwurst, Bratwurst e alguns petiscos como linguiças, quibes, pastéizinhos, bolinhos...
1,00 kg de pimenta dedo de moça
1,50 kg de pimentões vermelhos
2,50 kg de açúcar cristal
1 xic. suco de limão
Lave, retire os cabinhos, as sementes e as partes brancas das pimentas e dos pimentões.
Bata no liquidificador as pimentas e os pimentões. Acrescente um pouco de água para facilitar.
Em uma panela de fundo grosso junte o líquido obtido com uma xícara de açúcar e o suco de limão.
Espere ferver. Junte o restante do açúcar e mexa um pouco para dissolver.
Deixe o fogo bem baixo e não mexa mais.
Retire a espuma que irá se formar.
Quando chegar no ponto desejado desligue o fogo e coloque em vidros esterilizados.
Dicas:
Para manipular as pimentas recomendo usar luvas de látex. Não passe a mão em nehuma parte do corpo, principalmente olhos e boca. Esquenta e arde muito.
Depois de limpar pimentas por algumas vezes nós começamos a perceber que algumas safras são mais fortes e outras mais fracas. Acho que depende do solo, da época do ano, não sei bem... Se perceber que a pimenta está muito forte, reduza a quantidade ou acrescente mais pimentões.
Para se fazer geléias precisamos de pectina e acidez. Por isso acrescentamos o suco de limão. O limão tem grande quantidade de pectina e de acidez. Podemos substituir por outras frutas como laranja ou maçã. Neste caso acho que o suco de limão é o mais prático.
Geralmente para se fazer geléias e xaropes usamos o açúcar cristal. Ele dá uma aparência mais bonita ao doce. Fica brilhante e transparente.
Depois de dissolvido o açúcar não devemos mais mexer a geléia. O açúcar pode condensar e o doce não vai ficar com aparência boa.
Para cozinhar em fogo bem baixo eu coloco a panela sobre um suporte com aproximadamente 4 cm de altura. Acredito que deva funcionar também pondo a panela sobre uma chapa de ferro daquelas usadas para fritar carnes.
Como utilizo esta geléia para acompanhar carnes, prefiro que ela fique um pouco mais mole. Para ver se está no ponto eu derramo um pouquinho de geléia num prato, espero esfriar e vejo se está do gosto.
1 comentário
Esta geléia fez sucesso em um churrasco que levei,todos pediram a receita..é mto boa mesmo!