quarta-feira, 15 de julho de 2009

Confit de Pato


Há um bom tempo atrás eu havia comprado um pato. Guardei no freezer... E esqueci...
Então nesse fim de semana, olhando para o pato congelado que foi redescoberto, decidi fazer um cassoulet. Mas para preparar o cassoulet precisava de confit de pato.
O método de confitar é utilizado para conservar a carne em gordura. Geralmente fazemos confit de porco, de pato e de frutas. As frutas são confitadas em calda de açúcar. Já a carne é imersa em gordura (de preferência a do próprio animal) e cozida em fogo muito, muito baixo.
O segredo do confit é o cozimento. Devemos cozinhar em baixa temperatura por um longo período. Dessa forma ele ficará muito tenro e a carne se desprenderá dos ossos.
Depois de pronto é conservado imerso na gordura para evitar o contato com o ar, em potes bem fechados. Se bem preparado e bem guardado, dura por muito tempo.
Podemos comer quente ou frio, em saladas, com arroz, com pão, com molho e etc.
Este confit foi feito com as coxas, sobrecoxas e assas de 1 pato. Como não tinha gordura de pato suficiente usei a banha de porco comprada em supermercado e guardei a gordura para fazer o cassoulet (próximo post!)

Coxas e sobrecoxas de pato (2 peças de coxa com sobrecoxa)
Asas (duas assas sem a parte da ponta)
Gordura de pato (ou banha de porco)
Sal
Pimenta do reino
Tomilho fresco (5 ramos)
Alecrim fresco (2 ramos)
Louro (2 folhas)
Alho (2 dentes)

Esfregue a carne do pato com sal e pimenta e deixe descansar na geladeira por 6 horas (ou de um dia para outro).
Numa panela com fundo grosso derreta a gordura (ou banha), junte os ramos de ervas, as folhas de louro e os dentes de alho descascados.
Ponha os pedaços de pato na panela. Cuide para que fiquem totalmente submersos na gordura.
Deixe cozinhando por 6 horas em fogo baixíssimo ou até a carne começar a soltar do osso.
ATENÇÃO: Dê um jeito de deixar seu fogo realmente BAIXO! Eu uso um suporte com 5 centímetros de altura para que a panela não fique próxima da chama.
Depois de pronto, transfira a carne para um recipiente de vidro, passe a gordura pela peneira para retirar as ervas e cubra a carne com a gordura peneirada.
Espere esfriar e guarde na geladeira.

Dicas:
O fogo baixo do fogão doméstico não é baixo o suficiente para preparar o confit. Além de usar um suporte para deixar a panela mais alta eu costumo usar mais um truque. Ao invés de girar o botão do fogão para fogo baixo, eu deixo no fogo alto e giro o botão para o lado de desligar. Vou regulando o fogo para ficar o mais baixo possível mas sem deixar apagar.
Tome muito cuidado para não contaminar o confit com pedacinhos de comida ou migalhas de pão. Isso faz com que ele estrague com maior facilidade.
Dizem que quanto mais tempo o confit fica guardado melhor o seu sabor. Mas por favor, não exagere!
Como o confit dura bastante tempo, eu sugiro preparar uma quantidade razoavelmente grande para aproveitar melhor o tempo. Duas coxas leva o mesmo tempo de preparo que dez coxas.

2 comentários

Waleria disse...

Olá!
Adorei sua receita. Vou fazer meu primeiro confit e será com a sua receita. Estudo no IGA e nossa professora mencionou na aula passada a técnica francesa.

Unknown disse...

Ola,, td bem?? Como é esse suporte que voce usa para confitar. Tenho esse mesmo problema!!!
Obrigado

Postar um comentário

Olá!
Adoraria que você deixasse um comentário.
Porém algumas pessoas relataram que não estão conseguindo postar comentários. Se este for seu caso, por favor me passe um email com sua mensagem.
Os usuários que estão logados em alguma conta vinculada conseguem comentar. Faça o login e tente novamente.
Obrigado.

Receitas do Cozinheiro   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

BlogBlogs.Com.Br

Ir Para o Topo